24 de julho de 2017

8 Dicas para organizar seu dia a dia e ser mais produtivo

Já se pegou num dia que você tinha 1001 coisas para fazer e de tanto pensar em por onde começar acabou que o dia passou e você não fez nada? Nossa, como eu faço isso!
Ou então passou o dia tão atarefada que acabou esquecendo as coisas mais importantes pra fazer?
Gosto de pensar o seguinte: 

"Todo mundo tem 24 horas por dia. A diferença que existe entre as pessoas mais ou menos produtivas é a forma como cada uma gerência seu tempo."

Depois que li essa frase ela ficou gravada e faz todo sentido.
Mas isso não precisa continuar acontecendo, eu tenho algumas dicas que me ajudam demais a me organizar e a ser mais produtiva no meu dia a dia e nada melhor do que chegar a noite com o sentimento de dever cumprido!
Quer saber então como pode fazer isso? Vem comigo! Que eu tenho:




1. Tenha algo para anotar/planejar seu dia


Bárbara, eu uso demais o celular eu gosto de usar somente ele, posso? Pode! Você tem que achar algo que você se adapte melhor. Comigo não funciona, eu amo papel então eu junto minha vontade de me organizar com minha paixão por papelaria e dar super certo. Isso não impede de você usar outros meios, ok? Só tem que funcionar pra você!

Então, pra quem prefere papel.. manual... Como eu, precisa achar um lugar para você fazer seu planejamento diário. Pode ser

Um caderno normal


Você pode personalizar como melhor preferir. Se quiser DIY de capas de cadernos personalizados, só deixar nos comentários que eu trago!


Uma agenda do ano


Você pode comprar dessas que já vem super decoradas.

Como também você pode comprar uma agenda normal, toda branquinha e personalizar do seu jeitinho, do jeito que eu fiz com a minha.

Bullet Journal 



Ele tem um jeito diferente de ser usado, não é só o design, mas a metodologia. É bem americanizado, mas se curtir, só adaptar!

E os Planners


Esse é o modelo que eu mais gosto, mas como não tive dinheiro pra comprar um ou imprimir, tentei fazer manualmente e não deu certo, sempre desisto pois da muito trabalho. Mas vou fazer o meu por ano que vem com certeza. Se estiver interessada em ver um post somente sobre cada uma dessas formas de planejar, dando detalhes de como usar cada método que citei a cima é só me dizer  nos comentários que eu trago na semana que vem! 


Eu particularmente já tentei me organizar em todos e atualmente o que mais está funcionando é minha agenda do ano meio que adaptada para um Planner, mostrarei:




Eu tenho uma agenda para uso pessoal e um Planner para o meu Blog, mas não estou conseguindo usar muito ele, então acabo introduzindo coisas do blog na minha agenda mesmo.

Então escolha algo que funcione com você, caiba na bolsa/mochila para carregar para todo lugar, que seja a sua cara e que lhe traga prazer em usá-lo.


2. Planeje seu mês, semana e dia.

Um planejamento mensal e semanal é essencial para o funcionamento do diário, facilita mais a vida e você garante lembrar melhor dos seus compromissos.

Planejamento mensal:
Ele vai servir pra você colocar eventos como aniversário, festa de casamento, uma prova, trabalho pra entregar seja de negócio como de escola/faculdade.. assim você tem uma visão geral do seu mês, então sempre que for planejar a sua semana você já preenche com essas atividades.
Esse calendário pode ser no próprio caderno que escolheu para planejar, como também pode colocá-lo num lugar onde você veja sempre como um quadro de avisos ou geladeira.

O meu desse mês ficou assim:





Planejamento semanal:
Gosto de fazer geralmente domingo a noite, pois planejo minha segunda e o restante da semana, ele é muito rápido, basicamente você vai colocar o que tem para aquela semana do calendário mensal e pontuar as atividades que já sabe que tem que fazer.
Outra coisa boa é preparar para uma atividade em específico, como por exemplo, vamos supor que eu tenho uma maquiagem em cliente pra fazer na quinta feira, eu já posso ir me preparando durante a semana, num dia eu lavo os meus pincéis, outro posso comprar os produtos de reposição que estão faltando, e no dia anterior me planejo para preparar minha mala de trabalho. Assim, no dia desde evento já está tudo preparado e eu não tenho imprevistos com isso. Você pode fazer isso pra qualquer atividade importante que requer preparação.

Planejamento diário:




Separe alguns minutinhos durante o seu dia pra revisar tudo que terá que realizar no dia seguinte. Se você já fez seu planejamento mensal e semanal, vai só completar .. e isso me leva a uma dica dentro desta que é

O PODER DO TO DO LIST
Se eu não fizer nada de planejamento, não tiver preparado as folhas .. mesmo assim eu faço minha lista de coisas para fazer! Mesmo que eu não olhe durante o dia, meio que fica memorizado e as chances deu fazer todas as tarefas, pra mim, aumenta.
Você vai dando um check em cada coisa que você vai fazendo e isso lhe impulsiona e incentiva pra realizar todas as tarefas que desejava fazer.

Mas LEMBRE-SE : Seja realista, não coloque mais coisas do que acha que consegue realizar, isso vai lhe trazer frustração e lhe desmotivada a continuar! Isso me leva a minha próxima dica:

3. Estabeleça suas prioridades.

Essa é a parte mais importante do seu planejamento diário, estabelecer que coisas são mais importantes e não podem deixar de serem feitas naquele dia.
Uma dica também é começar pelas coisas mais fáceis, assim lhe trás mais força e incentivo para realizar as tarefas difíceis.
Você pode separar as coisas mais importantes por cores, ou colocá-las em post Its .. Ou crie um TEMA DO DIA, onde todo o seu dia vai ser planejado para realizar essa tarefa mais importante.

4. Estabeleça prazos/horários.

Comigo não funciona colocar um horário específico para cada coisa, se para você funciona, perfeito! Mil vezes melhor. Como eu sei que eu não cumpro e acabo me frustrando, prefiro colocar em períodos: manhã, tarde e noite.
Mas é super importante que estabeleça algum tipo de prazo, pois se não você vai ficar deixando pra depois, depois, depois.. e quando menos esperar não terá mais tempo e terá que remanejar a tarefa para o dia seguinte, o que deve ser evitado!

5. Deixe tempo para imprevistos.

Como não queremos que nenhuma tarefa seja remanejado para outro dia, temos que estar preparados para os imprevistos, pois mesmo com todo planejamento do mundo, não estamos livres deles. Então evite ter o dia todo preenchido de hora em hora, sem tempo para intervalos ou coisas do tipo, pois pode acontecer algum imprevisto e acabar com o seu planejamento, por fim o dia acaba com muitas tarefas por fazer.

6. Tire de perto as distrações.

"Se no começo do dia você já conferir as mídias sociais, o seu cérebro vai querer repetir isso com maior freqüência durante o dia."

Então tome cuidado com as distrações como celular e computador.. se você trabalha com isso ou se suas tarefas envolvem o uso dos mesmos, seja disciplinado e estabeleça estratégias para não se destrair e se pegar a meia hora olhando o feed do Instagram! Isso vale pra qualquer outro tipo de distração que tenha.

7. Não procrastine!

Por isso que eu disse pra ser realista ao determinar suas tarefas do dia, isso vai lhe ajudar nesse passo de não procrastinar.
O amanhã é hoje, e nada melhor do que fazer tudo que se comprometeu a fazer. A pessoa produtiva não procrastina! Então larga a preguiça, as distrações ou seja lá o que esteja ti impedindo de realizar suas tarefas e FAÇA! É SO COMEÇAR!

8. Faça um compromisso com você!

A parte mais importante de tudo isso é o compromisso. Não adianta você ter uma bela estratégia de planejamento, seguir tudo a risca e não ter compromisso para realizar! Então faça um compromisso com você, e se quiser pode até se premiar por cumprir uma semana de planejamento. Como eu já disse, faça o que funciona com você!

Essas dicas estão me ajudando demais e com certeza tá me trazendo dias mais produtivos. Se eu não me planejar é certeza passar o dia na cama vendo Netflix e uma ou duas tarefas realizadas, no fim do dia aquele sentimento péssimo de que desperdiçou seu dia e mais tarefas acumuladas para o dia seguinte.

E você, tem sua própria estratégia para ser mais produtiva e planejar melhor seus dias? Me conta aqui em baixo nos comentários quais são, ou se já segue alguma das coisas que citei!
Espero que tenha gostado, que tenha sido útil pra você, e se foi por favor não deixe de compartilhar com seus amigos que também precisam dessas dicas.

Um beijo e até a próxima!